sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Uma prévia divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Brasil chegou este ano a 207.750.291 habitantes. O dado é baseado nas coletas realizadas pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro.
O IBGE segue um modelo estatístico para entregar um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.
O Censo, programado para acontecer em 2020, está sendo realizado com dois anos de atraso devido à pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários.
O objetivo da divulgação é cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU).
"Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis", afirma o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.
Foram estudadas pelo Instituto propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. A equipe do IBGE, após as análises, concluiu que o melhor modelo é o que utiliza dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.
"A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país", explica o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.
O instituto entregou as informações divulgadas hoje ao TCU para cálculo e distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.).
Até o dia 25 deste mês, 83,9% da população já havia sido recenseada, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas. Desde 1º de agosto o Censo 2022 ocorre, e deve continuar durante o mês de janeiro de 2023.
Com informações do G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10