quinta-feira, 24 de abril de 2025

Brasil

Presidente do INSS pede demissão após megaoperação da PF e CGU

POR Marcos Paulo dos Santos | 23/04/2025
Presidente do INSS pede demissão após megaoperação da PF e CGU
O

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, deixou o cargo nesta quarta-feira (22) após ser alvo de uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

A operação investiga irregularidades nos descontos de mensalidades associativas aplicados diretamente nos benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. Segundo a PF, entidades sindicais teriam cobrado, de forma indevida, aproximadamente R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

 

A casa e o gabinete de Stefanutto foram alvos de busca. Informações da CNN Brasil apontam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou sua demissão logo no início da manhã, apesar da resistência do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que defendia uma saída em outro momento.

 

Além da exoneração, a operação já afastou seis servidores públicos, cumpriu 211 mandados de busca e apreensão, sequestrou bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão e emitiu seis mandados de prisão temporária em 14 estados e no Distrito Federal.

 

Um dos alvos da investigação é o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, onde atua como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula.

 

As apurações continuam, e novas medidas não estão descartadas pelas autoridades responsáveis.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: