quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Comissão de Educação (CE) do Senado irá ouvir, nesta terça-feira (5), o depoimento de nove prefeitos, inclusive um goiano, sobre o suposto favorecimento indevido de verbas públicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). Esse episódio, agora investigado, foi responsável pela destituição do ex-ministro Milton Ribeiro, que estava à frente da pasta da Educação.
Até então, apenas três prefeitos confirmaram a presença na prestação de esclarecimentos, são eles: Gilberto Braga, de Luís Domingues (MA); José Manoel de Souza, de Boa Esperança Do Sul (SP); e Helder Aragão, de Anajatuba (MA). Os outros que foram convocados, mas não confirmaram presença, são: Kelton Pinheiro, de Bonfinópolis (GO); Junior Garimpeiro, de Centro Novo (MA); Calvet Filho, de Rosário (MA); Marlene Miranda, de Bom Lugar (MA); Nilson Caffer, de Guarani D’Oeste (SP); e Reinaldo Vilela Filho, de Três Corações (MG).
O pedido para que os gestores municipais se manifestassem sobre o caso foi apresentado pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo ele, “os fatos narrados são gravíssimos e cabe a este Parlamento a apuração, com rigor, dos eventos, o que só será possível com o comparecimento pessoal dos envolvidos no tema em questão para prestar os devidos esclarecimentos”.
A agenda de depoimentos foi dividida em três dias, a começar a partir desta terça (5), acontecendo também na quinta-feira (7) e tendo seu último dia ainda a definir, na segunda semana de abril – dará escolhida para ouvir o ministro interino da Educação, Victor Godoy.
Confira a agenda de depoimentos:
Terça-feira (5/4):
– Gilberto Braga, prefeito de Luís Domingues (MA);
– José Manoel de Souza, prefeito de Boa Esperança do Sul (SP)
– Kelton Pinheiro, prefeito de Bonfinópolis (GO);
– Junior Garimpeiro, prefeito de Centro Novo (MA);
– Calvet Filho, prefeito de Rosário (MA);
– Marlene Miranda, prefeita de Bom Lugar (MA);
– Nilson Caffer, prefeito de Guarani D’Oeste (SP);
– Reinaldo Vilela Filho, prefeito de Três Corações (MG);
– Helder Aragão, prefeito de Anajatuba (MA).
Quinta-feira (7/4):
– Marcelo Pontes, presidente do FNDE;
– Pastor Gilmar Santos;
– Pastor Arilton Moura.
Segunda semana de abril (data indefinida):
– Ministro interino da Educação, Victor Godoy
(Com informações do Metrópoles e da Agência Senado)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.