quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Levantamento mostra que o preço médio do produto registrou alta de 9,7% em todo o país
O tradicional óleo de cozinha ficou mais caro no mês de novembro para os consumidores brasileiros. É o que indica o novo levantamento “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, realizado pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo.
Segundo o estudo, o preço médio do óleo de soja registrou, em novembro, um aumento de 9,7%, passando de R$ 8,26, em outubro, para R$ 9,06. As proteínas acompanharam essa elevação: a carne bovina teve um incremento de 7,2%, enquanto a suína subiu 6,1% – ambas vêm de uma trajetória de seguidas altas nos últimos quatro meses.
Produtos como legumes e xampu também registraram elevações em seus preços de 3,1% e 2,9%, respectivamente. Em contrapartida, as categorias que apresentaram as maiores quedas no valor médio entre outubro e novembro foram o leite UHT (-3,5%), farinha de mandioca (-3,1%), creme dental (-3%), farinha de trigo (-2,7%) e leite em pó (-2,6%).
Maiores altas no Brasil em 2024
No acumulado do ano até novembro, o café em pó e em grãos continua na liderança das variações de aumento de preços em todo o país. O produto teve alta de 38%, passando de R$ 36,89, em dezembro de 2023, para R$ 50,90 neste último monitoramento. Em segundo lugar, aparece o óleo (27,2%), seguido pelo leite UHT (20,6%), carnes suínas (20,4%) e queijos (20,1%).
Variações de preços em outubro Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste, as maiores variações de alta ocorreram nas seguintes categorias: óleo (10,5%); carne bovina (10,3%); água mineral (8,5%); xampu (6,5%) e legumes (4,7%). Já as principais quedas se concentraram nestas categorias: detergente líquido (-25,7%); molho de tomate (-10,8%); farinha de mandioca (-10,8%); farinha de trigo (-10,7%) e sal (-6,1%).
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