sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Pré-validação do IFA nacional para vacina contra a Covid é finalizada pela Fiocruz

POR Ana Carolina Morais | 28/09/2021
Pré-validação do IFA nacional para vacina contra a Covid é finalizada pela Fiocruz

Divulgação: Bio-Manguinhos/Fiocruz, via Agência Brasil

A

A pré-validação dos lotes iniciais do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional para uso na fabricação de vacinas contra a Covid-19 foi finalizada, nesta segunda-feira (27), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Agora, o insumo irá passar por testes de controle de qualidade do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) para, depois, ser dirigido ao processo final do imunizante.

 

 

Enquanto esses lotes seguem em testes finais, outros dois conjuntos de IFA nacional já estão sendo produzidos para validação do insumo produzido no Brasil, sendo um na etapa de biorreação e outro na fase de expansão celular.

 

 

Além destas fases, os lotes passam, também, por validação da AstraZeneca, que efetua a confirmação dos dados obtidos pela Bio-Manguinhos e, depois, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa os documentos para a modificação do local de fabricação do insumo no registro da vacina de Covid.

 

 

Segundo a Fiocruz, a previsão é de que os imunizantes fabricados no Brasil utilizando o IFA nacional comecem a ser entregues em breve, ainda no último trimestre deste ano de 2021.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: