sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Pré-diabetes pode ser combatida com extrato da casca de jabuticaba

POR Jornal Somos | 08/11/2018
Pré-diabetes pode ser combatida com extrato da casca de jabuticaba

Reprodução Embrapa

P

Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), constataram que o extrato da casca da jabuticaba, uma fruta nativa da Mata Atlântica, foi capaz de combater o pré-diabetes e o aumento do acúmulo de gordura no fígado em camundongos envelhecidos.

 

 

Uma parceria de pesquisadores do Instituto de Biologia com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da (FEA) Unicamp, desenvolveu o extrato da casca de jabuticaba, segundo as pesquisas extrato da casca da fruta que pode ser administrado de forma controlada e com grande concentração de compostos bioativos (substâncias que ocorrem naturalmente em alimentos e que interferem positivamente no metabolismo, mas que não são nutricionalmente necessárias). O extrato possui um alto teor de compostos fenólicos, como as antocianinas, presentes também no vinho tinto, com efeitos positivos no metabolismo orgânico.

 

 

A pesquisa foi realizada em camundongos envelhecidos, pelo fato do envelhecimento estar diretamente associado à redução da capacidade metabólica e alterações do metabolismo hepático, glicídico e lipídico. Para elevar os danos do envelhecimento, segundo a EBC, os camundongos foram alimentados com ração rica em gordura para promover ganho de peso, aumentar a gordura no fígado, estimular o aumento de gordura no sangue e aumentar os níveis de glicose.

 

 

Os pesquisadores aplicaram a dieta com o extrato da casca da jabuticaba e fizeram a análise dos efeitos nos camundongos envelhecidos e submetidos à uma dieta com alto teor de gordura. O resultado foi a perda de peso nos animais aumentando a gordura no sangue, o excesso de glicose e melhorou o HDL (colesterol bom) dos animais, entre outros benefícios.

 

Os estudos analisaram ainda qual a quantidade adequada para consumo, já que a dieta oferecida aos camundongos possuía cinco vezes mais lipídios do que uma dieta normal. Outras pesquisas já indicavam que, se os animais consumissem essa dieta por 60 dias, seria suficiente para desenvolverem pré-diabetes e alterações hepáticas. As análises mostraram que a dieta impediu o ganho de peso e o processo inflamatório. favorecendo uma melhoria na morfologia do fígado.

 

 

Agora, os pesquisadores estudam o uso do extrato da casa de jabuticaba no atraso da progressão do câncer de próstata em camundongos transgênicos. Os resultados preliminares mostraram diminuição das lesões.

 

O extrato resultou no depósito de uma patente, que está em processo de licenciamento por uma empresa brasileira.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: