quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Instituto Butantan pretende começar, ainda nessa semana, um pré-cadastro de voluntários para testagem da ButanVac, vacina produzida pelo próprio instituto que recebeu a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para realizar a primeira fase de testes clínicos.
De acordo com o Diretor do Butantan, Dimas Covas, o site em que os voluntários poderão efetivar o pré-cadastro será lançado até o fim dessa semana pelo governo de São Paulo. Serão necessários 400 voluntários acima de 18 anos de idade para essa fase inicial, que busca analisar a segurança da vacina e seu poder de induzir uma resposta imunológica.
Outra característica destes testes, que serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, é que eles poderão ser efetuados em pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. “São três categorias [que serão incluídas nos testes]: o grupo que não teve contato com o vírus, o grupo que já teve contato e o grupo já vacinado”, explicou Covas.
Segundo o governador do estado de São Paulo, João Doria, algumas das vantagens da ButanVac são o custo inferior e a fabricação em território nacional, fazendo com que não seja preciso importar insumo farmacêutico ativo (IFA) de outros países para produzir o imunizante.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.