sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta quarta feira (06), se encerra o prazo para os cidadãos regularizarem seus títulos eleitorais. Os que não estiverem com o documento em dias, não poderão votar nas eleições municipais, em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O prazo é válido para aqueles que já possuem o título e desejam alterar os dados, para os que tiveram inscrição cancelada e ainda quem irá solicitar o documento pela primeira vez.
Em 2019, cerca de 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de justificar ausência por três eleições seguidas. Cada turno, para a Justiça Eleitoral, equivale a uma eleição. A pessoa que tiver o título cancelado, além de ficar impedida de votar, também fica impossibilitada de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas e demais restrições.
Como regularizar
Devido ao fechamento dos cartórios eleitorais em consequência da pandemia do novo coronavírus, as pendências deverão ser ajustadas pela internet, no Sistema Título Net. Neste site estão disponíveis os procedimentos de primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, modificação de local de votação por necessidade justificada e revisão para a regularização de inscrição cancelada.
Quanto aos eleitores que desejam a 2ª via do título de eleitor, estes deverão obtê-la pelo aplicativo e-Título, disponível tanto para Android quando para iOS.
Os dados biométricos daqueles que ainda não efetuaram este procedimento poderão ser coletados posteriormente, após convocação da Justiça Eleitoral. Os eleitores que não concluírem esta etapa poderão ter sua inscrição cancelada ou indeferida.
.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10