sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Na próxima segunda-feira (31) acaba o prazo para registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é obrigatório para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os beneficiários que não renovarem sua inscrição podem ter o pagamento suspenso até a regularização, que pode ser feito no tempo determinado pelo governo federal ou com regras de acordo com o dia do aniversário do titular.
O benefício tem valor de um salário mínimo (R$ 954) e é pago a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar de até R$ 238,50.
Para se inscrever, os que recebem o BPC devem procurar os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) ou a Secretaria de Assistência Social de seu município, apresentando documentos pessoais e um comprovante de endereço. O registro também pode ser feito por um responsável familiar, desde que este leve documentos de todos que moram com o beneficiário.
Caso não se inscreva no CadÚnico até o fim do ano, para não ter o pagamento suspenso deve regularizar sua situação até o fim do prazo do lote ao qual está vinculado. Se a regularização não se cumprir neste prazo o benefício pode ser reativado assim que a inscrição for identificada.
Através do Instituro Nacional do Seguro Social (INSS) o beneficiário pode informar sua inscrição ou explicar o motivo pelo qual está ausente. Quem não realizar o cadastro e não entrar em contato com o INSS em 30 dias após a suspensão do pagamento deve entrar com recurso no INSS para que o benefício não seja cortado definitivamente.
Além do benefício em dinheiro o BPC possibilita a inscrição dos beneficiários em outros programas sociais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10