quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições finaliza amanhã (14)

POR Ana Carolina Morais | 13/01/2021
Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições finaliza amanhã (14)

Arquivo / Agência Brasil

O

O prazo de 60 dias para os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições de 2020 justificarem sua ausência à Justiça Eleitoral finaliza amanhã, quinta-feira (13). Devido à pandemia de Covid-19, a justificativa deverá ser efetuada por meio do aplicativo e-Título ou no Sistema Justifica.

 

 

O procedimento de justificar o voto só poderá ser realizado de forma presencial se o eleitor não possui smartphone ou acesso à internet. Excepcionalmente nestes casos, será necessário se dirigir à um posto da Justiça Eleitoral.

 

 

O período de 60 dias se encerra na quinta (13) somente quanto ao primeiro turno. No caso de ausência no segundo turno, o prazo será encerrado no dia 28 de janeiro. Ainda há uma quantia de tempo diferente ao eleitor que está fora do país: para estes, a justificativa deve ser feita até 30 dias contados da data de seu retorno ao Brasil.

 

 

A falta de justificativa dentro do prazo acarreta no pagamento de multa de R$ 3,50 por turno para regularização da situação. Além disso, enquanto existirem pendências com a Justiça Eleitoral, o eleitor ficará impedido de realizar diversas atividades civis, como tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo, entre outras sanções.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: