quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O eleitor que não compareceu no primeiro turno das eleições deste ano, no dia 7 de outubro, tem até esta quinta-feira (6) para justificar sua ausência. O Tribunal Superior Eleitoral exige que haja essa regularização. A situação eleitoral precisa estar em ordem para que o eleitor possa tomar posse em cargo público, se matricular em instituições de ensino superior, tirar passaporte e etc. Se for servidor público, a quitação eleitoral é garantia para pagamento de salário.
A justificativa pode ser realizada no Sistema Justifica, disponível nos sites dos tribunais regionais eleitorais na plataforma de serviços ao eleitor. Basta preencher o formulário online, apontar o motivo da ausência e anexar um comprovante. É possível acompanhar o processo através de um número de protocolo. Presencialmente o eleitor deve se dirigir a um cartório eleitoral e entregar os documentos necessários pessoalmente ou enviá-los via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. Também é preciso comprovante.
Quem mora no exterior também precisa justificar a ausência. O formulário de justificativa deve estar acompanhado de documentos oficiais brasileiros de identidade e comprovante do motivo da ausência. É possível entregar a documentação nas representações diplomáticas do Brasil ou enviá-la através do Sistema Justifica.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.