quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O período da janela partidária, que é prazo que os candidatos possuem para mudarem de partido político sem perderem o mandato, se encerra hoje, nesta sexta-feira (1º). Já amanhã, no sábado (2), que faltará exatamente seis meses para o primeiro turno do pleito, será finalizado o prazo da desincompatibilização, ou seja, o período que os ministros o outros que possuem cargos públicos têm para deixarem suas funções para se candidatarem.
Além deste, ainda há outro prazo que vence no sábado (2), que é o para que, os partidos políticos que desejam lançar candidaturas, consigam o registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como o prazo para que os candidatos confirmem seus domicílios eleitorais na circunscrição em que desejam concorrer o pleito.
De acordo com um levantamento do portal g1, aproximadamente 20% dos deputados federais (ou seja, 102 dos 513 da Câmara) já trocaram de partido dentro do período da janela partidária que se encerra hoje (1º). O partido que mais se beneficiou neste ano com essas alterações foi o PL, que cresceu 71% ao perder 7 deputados e ganhar 37. A maior parte dessa migração veio de políticos eleitos pelo PSL, sigla que se fundiu com o DEM em 2022 para formar o União Brasil.
(Com informações da Agência Brasil, do TSE e do g1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.