sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Prazo para cadastro de médias empresas no eSocial acaba hoje (7)

POR Jornal Somos | 07/02/2019
Prazo para cadastro de médias empresas no eSocial acaba hoje (7)

e-Commerce News

P

Pela primeira vez 1,24 milhão de empresas de médio porte terão de fechar a folha de pagamento no novo sistema do eSocial, plataforma que unifica a prestação de informações por parte dos empregadores e reduz a burocracia. O prazo para processar a folha é até hoje (7).

 

Segundo a Receita Federal, que administra o eSocial, o novo sistema elimina informações periódicas que os empregados eram obrigados a fornecer ao governo. Adotado para empregadores domésticos em 2015, o eSocial está se expandindo para todos os empresários.

 

As médias empresas, que faturam de R$ 4,8 milhões a R$ 78 milhões, e as pequenas empresas que não fazem parte do Simples Nacional começaram a aderir ao eSocial em julho de 2018. Depois de inserirem os dados da empresa e dos funcionários no sistema, agora os empregadores fecharão a folha de pagamento pelo eSocial.

 

O empregador que não cumprir os prazos para adesão ao sistema estará sujeito a punições previstas em lei. O desrespeito ao cronograma pode prejudicar os trabalhadores, que terão dificuldades para receber benefícios sociais e trabalhistas.

 

 O primeiro grupo de empregadores, as grandes empresas, fecham as folhas de pagamento pelo eSocial desde maio de 2018. Segundo dados da Receita Federal, 13 mil empresas e 11,5 milhões de trabalhadores já migraram para o novo sistema. Com a adesão por parte das médias empresas 21 milhões de trabalhadores passarão a fazer parte do eSocial.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: