quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Prazo para atualização do CadÚnico é prorrogado pelo governo federal

POR Ana Carolina Morais | 14/07/2022
Prazo para atualização do CadÚnico é prorrogado pelo governo federal

Divulgação / Governo Federal

O

O governo federal prorrogou o prazo para os brasileiros realizarem a atualização do Cadastro Único (CadÚnico). O novo regramento para as regularizações, que são no formato de revisão cadastral e averiguação cadastral, foi publicado, nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o Ministério da Economia, são oito milhões de famílias envolvidas nestes processos desde o mês de fevereiro.

 

 

Estar com o CadÚnico regularizado evita que a inscrição nos programas Auxílio Brasil e Tarifa Social de Energia Elétrica seja cancelada. Considerando que são dois formatos de atualização, os prazos também são variados e, por isso, as famílias devem se atentar aos seus casos.

 

 

Para as famílias que estão com o cadastro desatualizado, o prazo de regularização que era até junho de 2022 agora passou a ser agosto de 2022. No caso das famílias com cadastro atualizado, o prazo da regularização que também era de junho de 2022 agora é agosto de 2022.

 

 

Já aquelas famílias que estão com o CadÚnico desatualizado desde 2016 ou 2017, para não ter o Auxílio Brasil bloqueado, poderão se regularizar até outubro de 2022, e para não ter o Auxílio e a Tarifa Social de Energia cancelada, deverão atualizar os dados até dezembro de 2022.

 

 

Para saber se está na lista de revisão cadastral, basta conferir se há mensagens nos comprovantes de pagamento dos benefícios ou nos postos da prefeitura que são responsáveis pelo Cadastro Único. A atualização deve ser feita de forma presencial nestes postos que cuidam do CadÚnico ou em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

 

(Com informações do g1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: