sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O prazo para a conclusão do processo de tiragem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi reestabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Agora, o procedimento possui um período máximo de 12 meses e conta a partir de 1º de janeiro de 2022.
Devido à pandemia de Covid-19, este prazo para tirar a CNH estava suspenso, como forma de reduzir as infecções pelo vírus. Por isso, aqueles que possuíam processo ativo até 31 de dezembro de 2020 terão até o dia 31 de dezembro de 2022 para a sua conclusão.
O período para a realização do processo existe em razão das várias fases existentes para se conseguir a CNH, como os exames de aptidão psicológica e física, as aulas teóricas de 45 horas/aula e sua respectiva prova, bem como o curso prático de direção com ao menos 20 horas/aula e a prova prática.
Além dessa medida, o Contran também realizou a prorrogação, pelo período de um ano, dos prazos para a utilização de veículos de aprendizagem nos centros de formação de condutores. O novo prazo é contado a partir de 3 de novembro de 2021.
De acordo com as regras, os automóveis usados nas autoescolas, para a categoria A, por exemplo, possuem prazo máximo para uso, que no caso, é de cinco anos excluído o ano de fabricação, enquanto na categoria B o período é de oito anos sem considerar o ano de fabricação.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10