quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Posse de armas deve ser flexibilizada em 72% das cidades goianas

POR Jornal Somos | 14/01/2019
Posse de armas deve ser flexibilizada em 72% das cidades goianas

Jornal Somos

O

O texto do decreto que pretende flexibilizar a posse de arma de fogo deve ser votado essa semana (leia mais sobre o assunto clicando aqui), possui alguns critérios que já permitem ter uma noção da parcela da população que será atingida pela mudança. Um dos critérios estipula que o cidadão precisa viver em locais com elevados índices de violência, com taxas que superem 10 homicídios para 100 mil habitantes. Em Goiás, 177 cidades atendem esse requisito.

 

Algumas das regras devem permitir que as pessoas tenham até duas armas em casa e facilitará para quem reside na zona rural ou que seja dono ou responsável por estabelecimentos comerciais.

 

A empresária Pâmela Pereira Borges, que trabalha na área de caça e pesca, afirma que o decreto aumentará as vendas e diminuirá a burocracia para que o cidadão. 

 

“Acredito que as vendas melhorarão, pois o órgão que autoriza a posse dará um suporte melhor para o cidadão, o que dificultava era a demora do órgão emissor e, com isso, o processo será mais rápido.”

 

A posse de armas de fogo foi uma medida trabalhada durante toda a campanha eleitoral do presidente eleito e será uma das primeiras medidas provisórias a ser alterada.

 

“Creio que contribuirá para a segurança, pois o cidadão terá o direito de se defender e isso dá uma sensação maior de segurança para ele e a família, complementa Pâmela.

 

Hoje, além de documentos e exames psicológicos e de capacidade técnica, o cidadão deve apresentar a justificativa de “efetiva necessidade” para a posse de arma – com as mudanças, não será necessária essa justificativa. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: