sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Portaria que encerra estado de emergência pela Covid-19 já está em vigor

POR Ana Carolina Morais | 23/05/2022
Portaria que encerra estado de emergência pela Covid-19 já está em vigor

Foto de Sora Shimazaki no Pexels

A

A portaria do governo federal que estabeleceu o fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no Brasil devido à Covid-19 já está em vigor. Depois de ter sido assinada em 22 de abril pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a medida começou a vigorar neste domingo (22).

 

 

Desde a assinatura da portaria, no entanto, a taxa de testes positivos para o novo coronavírus têm aumentado, estando em sua sétima elevação semanal seguida, conforme demonstram os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

 

 

Entre os dias 9 e 15 de maio, por exemplo, os exames positivos para Covid foram 26,08% do total de testes feitos, com 31.623 casos e um crescimento de 56% quando comparado à semana anterior. Foi notado, ainda, um aumento de 27% nos autotestes do novo coronavírus.

 

 

Quando assinou a portaria, Queiroga falou sobre as infecções pelo vírus, afirmando que “mesmo que tenhamos casos de Covid – porque nós não acabamos a Covid, nem nós acabamos com o vírus, o vírus vai continuar circulando e nós temos que aprender a conviver com ele, se houver necessidade de atendimento na Atenção Primária, nós temos condições de atender, se houver necessidade de leitos de terapia intensiva, nós temos leitos de terapia intensiva”.

 

 

(Com informações do Jornal Opção e da CNN Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: