sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na manhã desta segunda-feira (18) o desmatamento na Amazônia bateu recorde e cresceu 29,5% em um ano. Foram destruídos 9.762 km² de floresta. Estavam presentes na divulgação o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o ministro da Ciência, Marcos Pontes, além de Darcton Damião, diretor interino do Inpe.
Os estados de Pará, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas, foram responsáveis por 84% do total desmatado, cerca de 8.213 km².
O aumento do percentual esse ano é o terceiro maior da história. Os outros dois ocorreram em 1955 e 1998. No primeiro ano o crescimento foi de 95% chegando a alcançar o pico histórico. Já em 1998 o aumento do desmate foi de 31%.
Para o ministro do Meio Ambiente, o aumento se deu devido à “economia ilegal” na Amazônia. Salles anunciou também que nesta quarta-feira (20), que fará uma reunião em Brasília para que sejam tratadas medidas a respeito do desmatamento.
Quando questionado sobre as falas do presidente Jair Bolsonaro durante sua campanha em 2018 e nos primeiros meses de governo haviam influenciado na alta do desmatamento, o ministro disse que “grande parte dos problemas vem de gestões anteriores”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10