quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Polos de ensino superior a distância crescem 133% em um ano

POR Jornal Somos | 27/07/2018

Alta resulta de um decreto do Ministério da Educação que diminuiu as exigências para a oferta da modalidade

Polos de ensino superior a distância crescem 133% em um ano
E

Em um ano o total de polos de ensino superior à distância subiu, segundo dados do MEC (Ministério da Educação). Uma alta de 133% resulta de um decreto que diminuiu as exigências para a oferta da modalidade.

 

A autonomia para que as instituições criem seus polos está entre as mudanças ocasionadas. Antes, era necessária a visita dos técnicos do ministério, e depois do credenciamento das instituições, era exigida a oferta simultânea de cursos presenciais. O objetivo é ampliar a matrícula de ensino superior no país para atingir a Meta 12 do Plano Nacional de Educação, que prevê elevar a taxa bruta de matrícula nessa faixa para 50% da população de 18 a 24 anos até 2024.

 

O MEC condiciona a criação de polos ao cumprimento de parâmetros de qualidade e estabelece uma quantidade limite a partir do Conceito Institucional, indicador obtido após técnicos do ministério avaliarem in loco as instalações da sede da instituição. Quanto maior o conceito, mais polos podem ser criados.

 

Em outubro, a entidade reunirá em congresso cientistas, professores e especialistas com o objetivo de elaborar um documento com sugestões para aprimorar a legislação sobre educação a distância, a ser entregue ao governo federal.

 

Em nota ao Jornal Somos, algumas instituições que agregam a Educação à Distância de Rio Verde confirmaram o aumento de alunos e da procura de cursos EaD. Em outras houve até baixa no valor da mensalidade, gerando resultados no aumento das inscrições em alguns cursos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: