sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Polícia prende quadrilha que aplicava golpes em clientes de cartões de crédito

POR Jornal Somos | 24/06/2019
Polícia prende quadrilha que aplicava golpes em clientes de cartões de crédito
A

A polícia de Campo Grande prendeu uma quadrilha que aplicava golpes em clientes de cartões de crédito. O esquema era sofisticado e foi revelado pelo líder do grupo, Reginaldo da Silva. O grupo encomendava listas de dados pessoais no mercado negro e ligava para as vítimas dizendo ser do setor de segurança de uma central bancária.

 

Com os dados comprados, perguntavam se o cartão de crédito dela tinha sido emprestado ou se tinha feito compras em determinadas lojas, como mostra gravação obtida pela polícia. A vítima não reconhecia as compras e era informada que o cartão tinha sido clonado. O bandido, então, orientava a vítima a ligar para o banco ou administradora pedindo o bloqueio do cartão. Para isso, dizia que ela deveria usar o número impresso no verso do cartão.

 

Só que o golpista não desligava o telefone.

 

Por causa do nervosismo, a pessoa discava com pressa e não percebia que a ligação anterior não havia sido interrompida. O golpista conseguia segurar a linha e, com o uso de um programa de computador, registrava o número para o qual a vítima estava ligando. Isso bastava para ele saber o nome do banco e lançar mão da estratégia mais ousada do golpe: acionava um arquivo de áudio idêntico ao usado pela central de atendimento. Era como se o dono do cartão estivesse mesmo em contato com a central telefônica verdadeira.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: