sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Júlio Gomes/LeiaJá Imagens
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou ainda no domingo (5) que identificou imagens dos cadernos de provas da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em circulação nas redes sociais. O órgão afirma que acionou a Polícia Federal para investigar o caso.
Ligado ao MEC (Ministério da Educação), o Inep afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as imagens surgiram logo após as 13h, quando já se haviam fechado os portões. Para o instituto, até o momento, as prova não teriam sido vazadas.
De acordo com as regras de segurança do exame, os candidatos são impedidos em ficar com os aparelhos celulares, ou outros equipamentos eletrônicos, durante a realização do exame. A saída de estudantes com os cadernos de prova só é permitida após 4 horas do início da prova, momento em que é permitido começar a aparecer as imagens das questões. Esse ano, o Enem contou com 3,9 milhões de estudantes.
A segurança do exame é um dos maiores entraves para o governo. Em uma situação anterior, a prova foi roubada da gráfica e vazou no exame de 2009. Nos anos seguintes, houve problemas de impressão, troca de gabaritos, divulgação de notas erradas e é recorrente que alguns candidatos postem fotos, em 2012, por exemplo, 60 candidatos foram eliminados por conta dessas fotos. O Inep não disse quantas imagens foram identificadas até agora.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10