sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Polícia Federal terá novo sistema para armazenamento de dados biométricos

POR Ana Carolina Morais | 07/07/2021
Polícia Federal terá novo sistema para armazenamento de dados biométricos

Foto: Prefeitura de Araraquara/SP

F

Foi assinado, nessa semana, pelo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, um contrato para compra de novas ferramentas de tecnologia e identificação biométrica, para permitir a realização de identificação de pessoas e armazenamento biométrico de cidadãos.

 

 

O novo sistema que está sendo adquirido, o Abis (Solução Automatizada de Identificação Biométrica), entrará em funcionamento já com a existência de um banco de dados com aproximadamente 22 milhões de cadastros, que estão no antigo sistema que será descomissionado, o Afis (Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais), utilizado pela corporação há mais de 16 anos.

 

 

Será oferecido, com exatidão, pelo novo sistema a ser implementado, o cruzamento de dados, consultas de impressões digitais e até mesmo reconhecimento facial, com uma capacidade inicial de armazenamento de 50,2 milhões de cadastros únicos podendo ser expandida para identificar os dados de até 200 milhões de brasileiros.

 

 

O objetivo desse processo de atualização digital é a criação de um banco de impressões digitais que seja totalmente unificado e compartilhe as informações já existentes entre as secretarias de Segurança Pública, junto à Polícia Federal, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

 

“A pretensão de contar com a ferramenta [Abis] era um projeto antigo do órgão, que tivera pedidos anteriores negados por pendências junto ao Tribunal de Contas da União”, explicou a Polícia Federal, por meio de comunicado.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: