sábado, 20 de abril de 2024

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão no Rio em busca de músicas inéditas de Renato Russo

POR Ana Carolina Morais | 26/10/2020
Polícia cumpre mandado de busca e apreensão no Rio em busca de músicas inéditas de Renato Russo

Reprodução / Valor Econômico

A

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) cumpriu, nesta segunda-feira (26), um mandado de busca e apreensão em um estúdio do Rio de Janeiro, em busca de músicas inéditas do cantor e compositor Renato Russo, vocalista da banda Legião Urbana. A suspeita surgiu após o filho do artista realizar uma denúncia, acusando o estúdio de ocultar músicas que teriam sido gravadas por seu pai nos seus últimos anos de vida, antes de falecer, em 1996.

 

 

A polícia acredita que o proprietário do estúdio possa ter conseguido acesso ao material devido à contatos com a gravadora, que mantinha as obras em seu acervo. A operação policial batizada como “Será?”, nome de uma das composições de Renato, apreendeu CDs, HDs, torres de computador e, inclusive, ao menos 30 músicas inéditas.

 

 

 

 

“O cumprimento do mandado de busca e apreensões foi altamente produtivo e conseguimos provas robustas que em breve vão ajudar a esclarecer toda a verdade sobre o que estava acontecendo”, informou o titular da DRCPIM, delegado Mauricio Demétrio.

 

 

A investigação já estava em andamento há um ano, desde a denúncia de Giuliano Manfredini, filho e detentor dos direitos autorais das obras de Renato Russo. Algumas músicas inéditas já haviam sido lançadas após o óbito do cantor, como o álbum O Último Solo, em 1997, e uma coletânea com sua obra solo em 2000, com regravações de A Carta, de Erasmo Carlos, e A Cruz e a Espada, de Paulo Ricardo.

 

 

Porém, mesmo com estes lançamentos póstumos, Giuliano afirma que o pai teria gravado ainda mais músicas que não estão presentes neste álbum de 1997 e na coletânea de 2000. Por isso, a investigação foi aberta pela DRCPIM.

 

 

Com informações do G1, da Agência Brasil e do Metrópoles

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: