quarta-feira, 03 de julho de 2024

Brasil

PNI de vacinação contra a Mpox começou nesta segunda (13)

POR Luigi Angello | 13/03/2023
PNI de vacinação contra a Mpox começou nesta segunda (13)

Pexels

O

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), da vacinação contra a mpox, varíola dos macacos, começou nesta segunda (13).

 

Segundo o Ministério da Saúde, o esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa, com cerca de 47 mil doses, serão imunizadas nesta primeira etapa as pessoas que estão em grupos de riscos, como; pessoas que vivem com HIV/aids e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus.

 

A vacinação para a população-alvo do PNI seguirá os requisitos da pré-exposição e pós-exposição ao vírus. 

 

As pessoas pré-expostas que receberam a primeira dose são aquelas que vivem com HIV/aids (PVHA) com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. Também profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus [a família do vírus da monkeypox] em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

 

No caso das pessoas que receberam a dose pela pós-exposição são as que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS.

 

Caso alguma das pessoas do grupo alvo do PNI tenham sido diagnosticadas com a mpox ou apresentarem alguma lesão suspeita no momento da vacinação não deverá receber a dose. 

 

Ainda de acordo com a pasta, as doses serão enviadas conforme haja avanço na vacinação seguindo as solicitações dos estados e Distrito Federal.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: