quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
A policial que alegou estar de folga, negando ajuda ao presenciar um homem armado ameaçado um adolescente no último domingo (12) em São Paulo, foi identificada e irá responder de forma criminal e disciplinarmente, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Conforme a nota da SSP, houve omissão considerada grave. Mesmo de folga, o profissional de segurança pública “deve agir prontamente sempre que presenciar um crime”.
O caso foi registrado por um repórter fotográfico que passava pelo local, que foi até a policial, que estava uniformizada, pedindo para intervir para que menino não fosse morto.
A policial diz que “está de folga e o procedimento é ligar 190 e pedir viatura”. Ela assistiu toda a cena, ficando imóvel, de braços cruzados.
O jovem ainda foi para perto da policial, mas foi agredido com um chute. Um popular que passava, acabou ajudando o adolescente, que conseguiu fugir local.
O fotógrafo que gravou a cena, questionou a policial: “Pra que vocês servem?”. Ela ficou irritada e ameaçou perder o homem que gravou. “Se o senhor falar comigo desse jeito, eu vou te prender. Tá ouvindo? Você não me desrespeita não. Tá gravado que você me desrespeitou. Se você é da imprensa, eu sou da polícia. Você me respeita”, afirmou.
Leia a nota da SSP na íntegra:
"A SSP informa que a policial militar que aparece nas imagens já foi identificada e irá responder criminal e disciplinarmente pela conduta omissa registrada pelas imagens, considerada grave uma vez que não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço. A SSP esclarece ainda que todos os policiais militares passam por treinamentos, independentemente da área em que atuam.”
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.