quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

PM publica nota após vídeo de suposta agressão à Mulher

POR | 11/03/2020
PM publica nota após vídeo de suposta agressão à Mulher

Reprodução

O

Ontem, terça feira (10 ) um vídeo chegou a conhecimento público através de redes sociais e aplicativos de mensagens e deixou muita gente chocada. As imagens seriam de uma mulher sendo presa e que teria o rosto ferido e uma perna quebrada durante a abordagem policial. A abordagem policial aconteceu em Mafra, no Norte de Santa Catarina, no dia 19 de fevereiro deste ano, mas só agora o assunto veio à tona. Inclusive com nota publicada da própria polícia militar (PM-SC) de Santa Catarina informando que instaurou um inquérito para apurar o caso.

 

O vídeo que circulou na Internet foi feito pelos moradores e vizinhos da mulher que foi presa. No vídeo registrado é possível observar ao menos seis policiais na propriedade no bairro Jardim América. Um deles leva a mulher com as mãos para trás, ainda sem algemas, quando usa a própria perna para encostar na mulher e imobilizá-la. Ela cai no chão e acaba machucando o nariz e uma das pernas. O rosto dela fica ensanguentado.

 

 

Segundo a PM-SC, a ocorrência iniciou quando um motociclista fugiu de uma blitz. Ele teria cruzado vias da cidade cometendo infrações e teria se escondido em uma casa. Neste momento, os moradores teriam tentado impedir a prisão do motociclista. De acordo com o comandante da PM local, um dos policiais teria sido ameaçado. O delegado Nelson Vidal, que era o plantonista no dia do ocorrido, disse que a mulher que aparece nas imagens foi autuada por desacato e resistência à prisão, e que ela não foi levada à delegacia porque tinha sido encaminhada a um hospital em função dos ferimentos. Outras duas pessoas foram autuadas por desacato e resistência, sendo que uma delas, um homem, também vai responder por ameaça.

 

No vídeo, um dos policiais diz que não é necessário algemá-la. Enquanto era conduzida por outro policial, acaba ferida. O comandante da PM de Mafra, Marcelo Pereira, afirmou através da nota que o policial caiu sobre mulher.

“Ao ser levada para a viatura, sem algemas a princípio, demonstrou resistência, razão pela qual o policial que lhe conduzia fez uso da força, vindo ao chão, restando ferimentos superficiais no nariz, bem como, suspeita de fratura na perna esquerda”.

 

 

Ontem mesmo, ainda foram divulgadas também algumas imagens imagens registradas pelas câmeras das fardas dos policiais, as quais foram encaminhadas na semana seguinte, ao acontecido, para o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Até o momento o MP-SC ainda não se manifestou sobre o mesmo.

 

 

Um familiar da vítima, em contato com a reportagem do site nd+ (da região), informou que a mulher quebrou a perna, teve fraturas na fíbula e na tíbia, além de uma ruptura de tendão. Por conta dos ferimentos ela passou três dias no hospital onde realizou uma cirurgia para a colocação de 13 pinos na perna. Ela ainda deve fazer mais um procedimento por conta da ruptura.

 

 Arquivo pessoal

Segundo a nota da PM-SC, a PM acionou o Corpo de Bombeiros e a mulher recebeu os primeiros socorros. Por fim, na nota, a polícia justifica que os agentes são “treinados a fazer o uso progressivo da força, bem como, observarem os protocolos operacionais padrão” e que tudo foi filmado com as câmeras táticas equipadas nos policiais militares. Além disso, a PM afirma que uma inquérito policia militar foi instaurado e as imagens das câmeras enviadas ao Ministério Público que acompanha o fato.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: