sexta-feira, 19 de abril de 2024

Plenário da Câmara aprova regime de urgência para PL sobre mineração em terras indígenas

POR Ana Carolina Morais | 10/03/2022
Plenário da Câmara aprova regime de urgência para PL sobre mineração em terras indígenas

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

F

Foi aprovado, na noite desta quarta-feira (9), pelo plenário da Câmara, um requerimento que pleiteava que o Projeto de Lei 191/20, sobre a mineração em terras indígenas, tramitasse em regime de urgência. A aprovação ocorreu com o placar de 279 votos favoráveis à 190 contrários.

 

 

O documento foi apresentado pelo líder do governo, o deputado Ricardo Barros (PP-PR). Para ele, essa proposta irá estabilizar uma pauta que já é determinada pela Constituição Federal. “O Congresso foi encarregado pela Constituição de regulamentar a exploração em terras indígenas, estamos cumprindo, com anos de atraso, a Constituição (...) Vemos as cenas horrorosas, as imagens dos rios da Amazônia que já são explorados pelos garimpeiros ilegais. Sem licença, não há fiscalização nem obrigação de reconstituição ambiental”, disse.

 

 

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao anunciar a votação do requerimento, afirmou que a medida será analisada por um grupo de trabalho formado por 20 parlamentares, sendo 13 deputados da maioria e 7 da minoria. Além disso, ele também explicou que, conforme acordado entre líderes da base e da oposição, a proposta será inserida na pauta apenas no mês de abril.

 

 

A votação referente a urgência deste projeto foi alvo de críticas da oposição. Segundo o líder do PT, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o assunto só deveria ser analisado após a realização do grupo de trabalho. “Durante as reuniões, mesmo os líderes da base do governo manifestaram divergências em relação ao texto”, afirmou.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: