sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

PL que limita ICMS de combustíveis é sancionado com vetos por Bolsonaro

POR Ana Carolina Morais | 24/06/2022
PL que limita ICMS de combustíveis é sancionado com vetos por Bolsonaro

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O

O Projeto de Lei (PL) que limita o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina, o diesel, a energia elétrica, o transporte coletivo e as comunicações, foi sancionado com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e publicado, nesta quinta-feira (23), em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

 

 

O texto legislativo aprovado pelo Congresso classifica estes itens como essenciais e indispensáveis, o que insere um limite de 17% a 18% na cobrança, dos estados, na taxa da alíquota geral de ICMS. Até o momento, como os combustíveis e os outros bens eram considerados como itens supérfluos, a cobrança do ICMS chegava a até 30% em alguns estados.

 

 

Como vários estados e municípios criticaram a medida, alegando uma perda na arrecadação de até R$ 83 bilhões, o Congresso aprovou mecanismos de compensação parcial da União aos estados, na tentativa de reduzir o impacto do PL, entretanto, algumas destas medidas presentes no texto foram vetadas pelo presidente. Apesar disso, o Congresso Nacional ainda analisará estes vetos.

 

 

Uma das normas que foram vetadas era a que determinava que, em caso de redução de arrecadação devido ao teto do ICMS, a União deveria compensar os estados e municípios para manter os pisos constitucionais da saúde, educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) nos mesmos níveis que eram atingidos antes do PL.

 

 

Além disso, foi vetado também um trecho que estabelecia que os estados que tivessem dívidas com a União poderiam receber, até 2023, um ressarcimento das perdas por meio do repasse de receitas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

 

 

(Com informações do g1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: