sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Os meios de pagamentos digitais que são supervisionados pelo Banco Central, como o pix, sofrerão mudanças que visam o aumento da segurança dos usuários. Uma das alterações previstas é o limite de R$ 1.000,00 para transações realizadas no horário noturno, bem como o prazo para aumentar o limite de transações e cadastro de contas que estarão aptas para receberem pix de valor maior.
“Essas medidas todas vão diminuir as fraudes, vão proteger os clientes e os usuários de serviços de pagamentos e vão desincentivar os crimes. É um esforço conjunto do Banco Central, das autoridades policiais e das instituições financeiras, de pagamentos, cooperativas e participantes que ofertam esses serviços de pagamentos”, explicou João Manoel Pinho, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central.
Ainda não há uma data específica para o início das novas medidas, mas a previsão é de que elas entrem em vigor dentro de algumas semanas. “Imaginamos que em algumas semanas serão efetivas porque as instituições financeiras, de pagamento, cooperativas participantes devem ter tempo para se preparar para implantar as medidas”, afirmou o diretor.
O limite noturno será estabelecido de 20 à 6 horas para as operações entre pessoas físicas (inclusive aos Micro e Pequenos Empreendedores Individuais), até no caso de transações entre contas de uma mesma instituição financeira, pix, cartões de pagamento pré-pagos e de débito de transferência e liquidação de TEDs.
A outra limitação imposta é um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para acatar o pedido do usuário, feito por canais digitais, para o aumento de limites de transações. Esse limite para o aceite do requerimento será válido para Pix, TED, DOC, transferências interbancárias, boleto e cartão de débito.
(Com informações do Governo do Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10