sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Pix Saque e Pix Troco começam a valer a partir desta segunda (29)

POR Ana Carolina Morais | 29/11/2021
Pix Saque e Pix Troco começam a valer a partir desta segunda (29)

Divulgação / Serpro

A

As novas modalidades do Pix, a função Saque e o modelo Troco, começam a valer a partir desta segunda-feira (29) para seus usuários, que poderão realizar saques não somente em caixas eletrônicos, mas também em locais como lojas de departamento, supermercados e padarias.

 

 

O Pix Saque e o Pix Troco terão um limite máximo de movimentação de R$ 500 durante o dia e R$ 100 durante à noite, de 20h às 6h. Esses valores limites ainda poderão ser reduzidos, segundo informou o Banco Central (BC), caso o usuário acredite que seja mais adequado para ele utilizar quantias máximas inferiores.

 

 

Foi explicado, também, pelo o BC, que as duas novas ferramentas são opcionais, e que quem decide se irá utilizar, ou não, são às instituições financeiras, os estabelecimentos comerciais e às empresas proprietárias de redes de autoatendimento.

 

 

Até oito transações mensais do Pix Saque ou do Pix Troco não será efetuada cobrança de tarifas para os clientes pessoas naturais (pessoas físicas e microempreendedores individuais) por parte da instituição que for responsável pela conta de depósitos ou pela contra de pagamento pré-paga. A partir da nona transação, será possível que as instituições realizem a cobrança de uma tarifa pela transação.

 

 

Pix Saque

 

O Pix Saque irá permitir que os clientes da instituição que optou por ofertá-lo realizem o saque da quantia desejada dentro dos limites impostos. O funcionamento será o seguinte: o cliente fará um Pix para o agente de saque (estabelecimentos comerciais, por exemplo) por meio de um QR Code ou do aplicativo do prestador de serviço. Após, ele receberá o valor em espécie.

 

 

Pix Troco

 

Essa modalidade funcionará basicamente da mesma forma que o Saque, só que, neste caso, a quantia em espécie será disponibilizada durante o pagamento de uma compra no estabelecimento que fornece tais serviços do Pix. Ou seja, será feito um Pix do valor total referente à compra mais o saque, e na hora do extrato, o cliente receberá o correspondente ao restante não utilizado em sua compra, isto é, ao troco.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: