quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Pix lidera em transferências ao completar 3 meses, mas ainda perde em valores para TED

POR Ana Carolina Morais | 16/02/2021
Pix lidera em transferências ao completar 3 meses, mas ainda perde em valores para TED

Redação Jornal Somos

N

Nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, o PIX, sistema de pagamento brasileiro desenvolvido recentemente pelo Banco Central (BC), está completando três meses de operações integrais dominando o quantitativo de transferências realizadas, sendo mais de 286 milhões de operações, entretanto, ainda perdendo para o formato TED quando se trata de valores transacionados, onde foi movimentado R$ 2,7 trilhões, o que é 10 vezes mais que R$ 225 bilhões – total feito pelo novo método.

 

 

A justificativa para esse dado se dá ao fato de que 8 a cada 10 transferências efetuadas pelo PIX são de pessoa para pessoa (P2P). No mês de janeiro, por exemplo, 81,8% das operações feitas foram nessa modalidade, o que corresponde a 170 milhões de transações.

 

 

Já as operações no PIX realizadas entre empresas (B2B) correspondeu a apenas 2,5% das transações de janeiro. O baixo volume de valores trocados ocorre devido às dúvidas ainda existentes entre os empresários sobre a cobrança de taxas.

 

 

Outra modalidade de pagamento que também caminha em níveis inferiores são os referentes à produtos e serviços: a transferência de pessoas para empresas (P2B) neste primeiro mês de 2021 foi de 8,3%, enquanto a de empresas para pessoas (B2P) foi de 7,2%.

 

 

Além das taxas que ainda geram dúvidas entre os comerciantes, a baixa aderência entre as empresas também pode ser justificada porque só é possível fazer pagamentos à vista pelo PIX. Há a previsão de que seja oferecido, a partir do mês de março, a modalidade do PIX Cobrança, para pagamentos com vencimento. De acordo com o BC, essa possibilidade estará disponível após o dia 15 de março para os participantes enquadrados como provedores de conta transacional.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: