segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Reprodução
Entra em vigor nesta segunda-feira (13) o Pix Automático, nova modalidade de pagamento criada pelo Banco Central (BC) que permitirá a realização de pagamentos recorrentes e programados de forma automática, diretamente pelo aplicativo das instituições financeiras.
A ferramenta funcionará como uma alternativa aos débitos e créditos automáticos já existentes, permitindo que o usuário autorize uma única vez o pagamento de contas fixas, como energia, água, internet, telefone, mensalidades escolares, academias e seguros.
Como funciona
O cliente poderá definir regras específicas para os pagamentos, como limite máximo por transação, autorização de uso do cheque especial em caso de saldo insuficiente e o recebimento (ou não) de notificações sobre as cobranças.
A ativação do serviço pode ser feita via internet banking ou aplicativo do banco, além de ser possível conceder autorização por meio da leitura de QR Code ou Pix Copia e Cola no momento do pagamento. Empresas interessadas deverão procurar o gerente da conta ou comparecer a uma agência para habilitar o serviço.
Após a configuração, o banco agenda e executa automaticamente o pagamento conforme as condições definidas. O cliente poderá acompanhar todas as transações no aplicativo da instituição.
Custos e público-alvo
De acordo com o BC, o Pix Automático é gratuito para pessoas físicas, assim como as demais modalidades do sistema de pagamento instantâneo. Já empresas e microempreendedores individuais (MEIs) deverão contratar o serviço junto ao banco de sua preferência.
Por razões de segurança, o Banco Central exige que o CNPJ do MEI tenha pelo menos seis meses de criação para aderir ao serviço. Apesar de haver custos para empresas, a expectativa é que sejam inferiores aos do débito automático tradicional.
Diferenças em relação ao débito automático
Enquanto o débito automático tradicional exige convênios específicos entre bancos e empresas, o Pix Automático permite pagamentos entre diferentes instituições financeiras, de forma mais simples e abrangente.
Outra diferença é o funcionamento contínuo: o Pix Automático pode ser executado 24 horas por dia, todos os dias da semana, ao contrário do débito tradicional, que só opera em dias úteis.
Cancelamento e segurança
O cancelamento do Pix Automático pode ser feito a qualquer momento, com efeito imediato. No entanto, pagamentos já agendados para o mesmo dia serão mantidos.
Em casos de erro ou fraude, o cliente poderá solicitar ressarcimento por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), utilizado para apurar e reverter transações indevidas.
Benefícios
O Banco Central aponta que o Pix Automático traz mais praticidade, segurança e inclusão financeira, ao permitir a automatização de pagamentos sem a necessidade de cartão de crédito. A medida também deve contribuir para reduzir a inadimplência.
Segundo pesquisa do BC realizada em 2024, 76,4% dos brasileiros utilizam o Pix, enquanto 51,6% recorrem ao cartão de crédito e 32,8% ao débito automático.
Com o novo recurso, o Banco Central pretende ampliar ainda mais o uso do Pix e consolidar o sistema como principal meio de pagamento digital no país.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.