sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

PIB do Brasil cai 0,1% no terceiro trimestre mas Guedes explica como queda localizada

POR Lu Soares | 02/12/2021
PIB do Brasil cai 0,1% no terceiro trimestre mas Guedes explica como queda localizada

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O

O Produto Interno Bruto (PIB) que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,1% no terceiro trimestre desse ano, se comparado aos três meses anteriores. Dados divulgados nessa quinta-feira (2) pelo IBGE mostram que o país entra na chamada “recessão técnica”, quando há dois trimestres consecutivos de queda na atividade econômica.

 

 

A recuperação em “V”, anunciada pelo ministro da Economia Paulo Guedes não aconteceu e, com mais um resultado de PIB negativo, fica evidenciada uma perda no folego da recuperação da economia, mesmo com maior circulação de pessoas e com o fim de algumas medidas restritivas que vinham sendo utilizadas para tentar frear o avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil.

 

 

Economistas veem o quadro como de “estagflação”, que é quando o PIB de um país está praticamente parado em combinação com uma grande alta na taxa de inflação.

 

 

Em meio a taxas de desemprego ainda elevadas, renda em queda e taxa de juros em franco crescimento (já próxima de dois dígitos), a avaliação de muitos profissionais da área é a de que, o país corre o risco de registrar uma nova retração em 2022, ou de ter uma taxa de crescimento próxima de zero.

 

 

Já o ministro Paulo Guedes afirmou na manhã dessa quinta-feira que esse resultado do PIB não vai afetar o crescimento do país em 2021 pois foi “uma queda localizada”.

 

 

Guedes atribui a retração do PIB ao impacto da crise hídrica na agricultura e na indústria e, voltou a dizer que segue confiante de que a economia brasileira irá crescer entre 5% e 5,2% neste ano.

 

 

A pandemia é apontada como o fator principal a contribuir para esses números tão negativos, mas, especialistas também reconhecem que a imprevisibilidade do panorama político e de equilíbrio nas contas públicas do país também age como um agravante dessa situação de busca da recuperação econômica do Brasil.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: