quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Pfizer recebe autorização da Anvisa para vacinar crianças de 5 a 11 anos

POR | 16/12/2021
Pfizer recebe autorização da Anvisa para vacinar crianças de 5 a 11 anos

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Santos

F

Foi autorizado nesta quinta-feira (16/12), pela área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a aplicação da vacina Pfizer contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Mas, ainda não há previsão que quando começará, pois a dosagem é menor do que a usada por maiores de 12 anos e o Brasil ainda não tem as doses ajustadas.

 

 

A autorização de uso já foi liberada pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e União Europeia), além dos países como Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Honduras, Panamá, Peru e Uruguai.

 

 

 

A Pfizer diz que a vacina é segura, sendo 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. A farmacêutica informou que a dosagem para essa faixa etária será menor, assim, os frascos terão a tampa da cor laranja, para diferenciar das doses já usadas em maiores de 12 anos.

 

 

 

"A redução na dosagem para a faixa de 5 a 11 anos se respaldou nos estudos de Fase 1 e 2, que mostraram que essa dosagem (10 microgramas) foi o suficiente para gerar altos títulos de anticorpos com perfil de segurança bastante favorável para a população pediátrica", informou a Pfizer.

 

 

 

 

Segundo a Anvisa, a autorização é feita conforme dados disponíveis até o momento e os resultados são avaliados a todo momento. Veja as orientações da Anvisa:

 

 

 

  • A dose para as crianças entre 5 e 11 anos de idade é 1/3 d formulação já aprovada no Brasil.
  • A formulação pediátrica é diferente daquela aprovada anteriormente apresentada para o público com mais de 12 anos – portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída.
  • A criança que completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve manter a dose pediátrica.
  • Não há estudos sobre a coadministração com outras vacinas. Segundo a Anvisa, até que saiam mais estudos, é indicado um intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outros imunizantes do calendário infantil.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: