quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
As empresas Pfizer e BioNTech anunciaram, nesta quinta-feira (26), que assinaram um acordo, com a farmacêutica brasileira Eurofarma, onde asseguram a intenção de fabricar sua vacina contra a Covid-19 no país e distribui-la para a América Latina. Se o acordo for formalizado, essa será a terceira parceria de produção local conquistada pelo Brasil, que já possui acordo com a Sinovac/Butantan e AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.
Foi informado pelas empresas que a Eurofarma irá receber o produto de instalações nos Estados Unidos e a fabricação das doses de vacinas acabadas terá início no ano que vem, em 2022. Além disso, afirmaram que a fabricação anual deverá exceder 100 milhões de doses e que todos esses imunizantes serão distribuídos de forma exclusiva para a América Latina.
“Todos, independentemente da condição financeira, etnia, religião ou geografia, merecem acesso às vacinas contra a Covid-19 que salvam vidas. Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos – nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina. Continuaremos a explorar e buscar oportunidades como esta para ajudar a garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos os que precisam”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.
De acordo com o anúncio, a transferência da técnica, o desenvolvimento no local e a instalação dos equipamentos utilizados para a produção do imunizante será iniciada imediatamente. O comunicado não deixou claro se o acordo permitirá que o Brasil adquira acesso a mais vacinas em 2022.
A vacina da Pfizer, primeira a conquistar o registro definitivo no país já foi aplicada em 17,5% da população brasileira, o que representa mais de 30 milhões de pessoas, conforme demonstram os dados do Localiza-SUS.
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.