sexta-feira, 19 de abril de 2024

PF faz megaoperação de combate ao tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

POR Jornal Somos | 19/07/2022
PF faz megaoperação de combate ao tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Foto: Pexels

N

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) deu cumprimento à 23 mandados de prisão preventiva em operação de combate ao tráfico internacional de drogas, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

 

 

Além dos mandados de prisão, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão a serem cumpridos. De 18 pessoas alvo de prisão que trabalham no aeroporto, 14 já foram presas no início da manhã. Os policiais cumprem os mandados na capital paulista, em Sorocaba, Praia Grande, Guarulhos e também em Portugal.

 

 

O portal de notícias G1 contatou a concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto de Guarulhos, mas foi informado que não haverá pronunciamento enquanto a operação da PF ainda estiver em andamento, e não tiveram acesso aos nomes de funcionários terceirizados pela polícia. 

 

 

Os principais suspeitos que lideravam o tráfico entre o Brasil e a Europa, podem estar ligados à facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e eram monitorados pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF, com sede na Lapa. Segunda a PF. Um dos suspeitos está em Portugal.

 

 

O esquema de tráfico era feito  pelos funcionários que tinham acesso aos carrinhos que dão acesso à aeronave. Eles colocavam as malas com as drogas direto no porão do avião, escapando da fiscalização e do raio-X da polícia.

 

 

Durante a investigação, que durou um ano e dois meses, foram apreendidos 880 kg de cocaína em nove operações. Três no aeroporto de Guarulhos, duas em Lisboa (Portugal), uma em Frankfurt (Alemanha) e três em Amsterdam (Holanda), com prisões efetuadas em Frankfurt e Lisboa.

 

 

De acordo com a PF, os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas previstas que variam de 10 a 25 anos de prisão.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

*Matéria produzida pelo acadêmico de jornalismo Luigi Angelo e supervisionada pela redação do Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: