quinta-feira, 02 de outubro de 2025
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (2) uma operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudar concursos públicos em diferentes estados do Brasil.
De acordo com as investigações, o grupo atuava em certames de grande relevância, incluindo o Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024 — conhecido como “Enem dos Concursos” —, além de seleções das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
A ação resultou, até o momento, em duas prisões preventivas e no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como afastamento de servidores e bloqueio de bens. Outro mandado de prisão ainda está em andamento. As diligências ocorrem em cidades da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Segundo a PF, pelo menos 16 pessoas já foram flagradas em fraudes ao longo do último ano. Entre os métodos utilizados estavam uso de ponto eletrônico, falsificação de documentos para substituição de candidatos durante as provas e até acesso antecipado às avaliações.
Os envolvidos foram eliminados dos certames e, nos casos em que já haviam assumido cargos públicos, afastados das funções. Eles responderão por crimes de fraude em concurso, organização criminosa, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.
A operação conta com apoio do Ministério da Gestão e Inovação e do Ministério da Justiça, que anunciaram o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização para ampliar a segurança e a transparência nos concursos públicos no país.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.