quinta-feira, 18 de abril de 2024

PF deflagra operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Goiás e mais 12 Estados

POR | 18/08/2020
PF deflagra operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Goiás e mais 12 Estados

Divulgação/Polícia Federal

E

Em combate ao tráfico internacional de drogas no Brasil, foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (18), a Operação Além Mar, Polícia Federal (PF), a qual investiga quatro organizações criminosas autônomas, atuando em conexão, que enviaram toneladas de cocaína para a Europa, usando os portos de vários estados, entre eles, o Porto de Natal no Rio Grande do Norte.

 

O primeiro grupo de criminosos, situados na cidade de São Paulo, fazia sistematicamente a "internação de cocaína através da fronteira do Brasil com o Paraguai, transportando-a via aérea até o estado de São Paulo e distribuindo-a no atacado para organizações criminosas estabelecidas no Brasil e na Europa", enquanto que o segundo grupo, em Campinas (SP), recebia a cocaína para distribuição interna e exportação para Cabo Verde e Europa.

 

Já a terceira célula criminosa, localizada no Recife, integrada por "empresários do setor de transporte de cargas, funcionários e motoristas de caminhão cooptados, provê a logística de transporte rodoviário da droga e o armazenamento de carga até o momento de sua ocultação nos containers".

 

Por fim, a quarta parte da organização criminosa, era estabelecida na região do Braz, em São Paulo, e atuava como "banco paralelo, disponibilizando sua rede de contas bancárias para movimentação de recursos de terceiros, de origem ilícita, mediante controle de crédito/débito, cujas restituições se dão em espécie e a partir de TEDs, inclusive com compensação de movimentação havida no exterior (dólar-cabo)".

 

Ao todo, 50 mandados de prisão e 139 de busca e apreensão, estão sendo cumpridos nos estados de Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás, da Bahia, Paraíba, do Ceará, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Também foi determinada a apreensão de cinco helicópteros, sete aviões, 42 caminhões e 35 imóveis urbanos e rurais, além do bloqueio de R$ 100 milhões. Segundo a PF, as investigações começaram há quatro anos pela Superintendência de Pernambuco. (Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: