sábado, 20 de abril de 2024

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de ataque hacker no ConecteSUS

POR Ana Carolina Morais | 16/08/2022
PF cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de ataque hacker no ConecteSUS

Divulgação / PF

A

A Polícia Federal (PF) iniciou o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (16), contra o grupo criminoso suspeito de realizar ataques hackers que invadiram os sistemas do Ministério da Saúde (MS) e demais órgãos federais e tiraram do ar o ConecteSUS.

 

 

Nomeada como “Dark Cloud”, a operação está cumprindo os mandados nas cidades de Coremas/PB, Belo Horizonte/MG, Joinville/SC, Curitiba/PR e Paranaguá/PR. De acordo com a PF, os suspeitos formam uma “organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”.

 

 

Além do ataque à nuvem do Ministério da Saúde, que teve seus arquivos, dados e instâncias deletados, comprometendo o ConecteSUS, as investigações mostraram que o ambiente virtual de outros órgãos também foi acessado indevidamente pelos hackers, sendo eles: a Controladoria-Geral da União (CGU); o Ministério da Economia; o Instituto Federal do Paraná (IFPR); a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT); o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro; a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal; e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

 

Os crimes que estão sendo apurados nesse caso são os de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviços telegráficos, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, corrução de menores, e lavagem de capitais.

 

 

(Com informações do g1 e da CNN Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: