sábado, 18 de janeiro de 2025
Os dados são das Pesquisas Trimestrais da Pecuária, divulgadas hoje pelo IBGE
Redação Jornal Somos
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou hoje (12) dados das Pesquisas Trimestrais da Pecuária. Segundo dados, o abate de bovinos e suínos cresceram no segundo trimestre deste ano comparado ao mesmo período de 2017.
No segundo trimestre deste ano, foram abatidos 7,72 milhões de bois – alta de 4%. Já o número de porcos abatidos chegou a 10,82 milhões de animais – aumento de 1,9%.
Outro indicador que teve alta no período foi a produção de ovos de galinha, que cresceu 6,6% em relação ao segundo trimestre do ano passado.
O abate de frangos, no entanto, teve queda de 4% no mesmo período, resultado que pode ser explicado, segundo o IBGE, pela greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio deste ano.
A aquisição de leite cru apresentou queda de 3,2% no período, enquanto a de couro manteve-se estável. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, houve aumento apenas no abate de suínos (1%) e na produção de ovos de galinha (2%). Os demais indicadores tiveram queda: abate de bovinos (-0,2%), abate de frangos (-6,9%), aquisição de leite cru (-8,9%) e aquisição de couro (-4,1%).
As últimas informações do IBGE revelam que no primeiro trimestre deste ano no Estado de Goiás, os abates bovinos somaram 638,6 mil cabeças, importante praça na pecuária nacional, sendo este o terceiro menor patamar desde 2004, acima apenas dos números vistos em 2010 (602,5 mil bovinos) e de 2009 (548 mil animais).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10