sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pesquisadores desenvolvem método rápido e econômico para construir próteses faciais

POR Jornal Somos | 13/01/2020
Pesquisadores desenvolvem método rápido e econômico para construir próteses faciais

Ilustração

U

Um método mais rápido e de menor custo para implantação de próteses faciais foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Paulista (UNIP). Próteses deste tipo são utilizadas por pacientes que perderam parte do rosto, seja em algum acidente ou por uma doença que cause a deformidade na face.

 

O procedimento tradicional exige que o paciente fique cerca de 24 horas sob os cuidados de um especialista que realiza um processo de moldagem praticamente artesanal, o qual o cirurgião constroi a partir do rosto do paciente, uma escultura que formará a prótese final. Já a nova técnica, realizada com câmeras de smartphones, o software livre OrtogOnBlender e impressoras 3D, proporciona o procedimento em apenas 03 horas.

 

A técnica também é mais vantajosa financeiramente porque não utiliza aparelhos de alto custo, como scanners e câmeras fotográficas 3D, que custam mais de US$ 80 mil dólares, além do uso do software livre, que não necessita de pagar licenças anuais. 

 

E pensando em ajudar mais pessoas que necessitem das próteses, o professor Luciano Dib que trabalha na área de cirurgia bucomaxilofacial há mais de 30 anos e coordenou a pesquisa, estabeleceu uma parceria entre a ONG Mais Identidade, que promove o atendimento a pacientes que precisam de reabilitação maxilofacial, com a faculdade de odontologia da UNIP, que montarão um centro de atendimento gratuito para pessoas que precisem de próteses faciais. A previsão é que o local seja inaugurado em dois meses.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: