sexta-feira, 26 de abril de 2024

Pesquisa indica que Bolsonaro venceria em 8 estados e Lula em 15 e que Goiás está entre os cenários de indefinição

POR Ana Carolina Morais | 18/04/2022
Pesquisa indica que Bolsonaro venceria em 8 estados e Lula em 15 e que Goiás está entre os cenários de indefinição

Marcelo Camargo/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/Instituto Lula

U

Uma pesquisa de projeção elaborada pelo Estadão Dados, utilizando como base os resultados de votações anteriores e pesquisas eleitorais, indica que o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, venceria as eleições de 2022 em 8 estados brasileiros, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria em 15 entes federativos. Nos 4 estados restantes, o que inclui Goiás, o cenário é de indefinição, uma vez que a distância entre ambos os candidatos não é grande o suficiente para apontar alguma vantagem sobre o outro.

 

 

As principais regiões onde o ex-presidente sai na frente, como padrão, são Norte e Nordeste. Lula lidera em todos os nove estados do Nordeste, por exemplo, onde estão 27% dos eleitores brasileiros. Já no Norte, Lula lidera nos estados mais populosos, que são o Pará e o Amazonas, enquanto Bolsonaro está na frente no Acre, em Rondônia e Roraima.

 

 

Na região Centro-Oeste, a vantagem fica para Bolsonaro, em especial em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal. No estado de Goiás, apesar da força do agronegócio, a distância entre os candidatos ainda é pequena para poder acusar um favoritismo no território goiano para a disputa presidencial.

 

 

O presidente da República ganha mais força à medida em que a pesquisa se encaminha para a região Sul. Desde 2002, o PT não ganha as eleições em nenhum estado do Sul e também não vence no estado de São Paulo, situação essa que permanece em Santa Catarina e Paraná, por exemplo, mas pode sofrer mudanças no Rio Grande do Sul, considerando que o partido foi vitorioso em 2010 e 2014, o que mudou somente em 2018 com Bolsonaro.

 

 

Exceto São Paulo, nos outros estados do sudeste, como Minas Gerais, que possui o segundo maior eleitorado brasileiro, e Espírito Santo, a vitória prevista é do ex-presidente Lula. O Rio de Janeiro segue a indefinição sofrida por Goiás.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: