quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Pesquisa indica que 86% dos internautas se preocupam com 'fake news'

POR Ana Carolina Morais | 02/10/2020
Pesquisa indica que 86% dos internautas se preocupam com 'fake news'

Vchal/iStock

U

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), que foi encomendada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), indica que 86% dos internautas brasileiros se preocupam, de alguma forma, com informações falsas, as chamadas ‘fake news’. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (1º) e ouviu 3 mil pessoas, em todas as regiões do país. Estes entrevistados têm mais de 16 anos e possuem acesso à internet.

 

 

De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados se declararam “muito preocupados” e 32% disseram que são “pouco preocupados”. Fora estes, 12% afirmaram que não se preocupam e 2% disseram que não sabiam. Além disso, 51% disseram que sempre checam o conteúdo que estão acessando, 39% afirmaram que checam às vezes, enquanto 7% confessaram que nunca conferem a veracidade das informações.

 

 

Outro dado relevante demonstrado pela pesquisa foi que a grande maioria dos entrevistados ainda afirmou que as autoridades não realizam esforços suficientes para o combate as notícias falsas na internet e em redes sociais.

 

 

O cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, informou que essas mudanças de atitude ocorrem devido a mudanças de percepção. “A conjuntura das eleições municipais deste ano será uma excelente oportunidade para checar o quanto essa conscientização sobre os males das fale news se transformará em comportamento efetivo”, disse.

 

 

Os percentuais da pesquisa que não totalizam 100%, segundo informado pelos elaboradores do levantamento, são decorrentes de arredondamento dos decimais ou de múltiplas alternativas de resposta.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: