quarta-feira, 17 de abril de 2024

Brasil

Pesquisa do Instituto Butantan trabalha no desenvolvimento de vacina contra a Dengue

POR Ana Carolina Morais | 18/04/2022
Pesquisa do Instituto Butantan trabalha no desenvolvimento de vacina contra a Dengue

Divulgação / Câmara Municipal de Pracinha

O

O Instituto Butantan desenvolve, desde 2009, uma pesquisa que busca uma vacina para combater a Dengue. No Brasil, já existe um imunizante para o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mas ele é disponível apenas no mercado privado e possui restrições para o uso. Sendo assim, o Butantan busca oferecer uma vacina para a população geral.

 

 

Os ensaios clínicos do imunizante em estudo estão avançados, já na terceira fase. Segundo o Instituto, os últimos voluntários estão em período de acompanhamento, que consiste em cinco anos de observação. A previsão é que a pesquisa seja finalizada até 2024, mas apesar disso, ainda não há uma data certa para que a vacina esteja disponível para entrar no Programa Nacional de Imunizações (PNI), já que após a finalização dessa fase, o estudo será submetido à aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

 

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda que pode desenvolver para uma forma grave. Só no estado de Goiás nesse ano de 2022 já foram registrados 35 mil casos, segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O território goiano é o segundo estado que mais registra mortes pela doença no país, sendo seis óbitos nos três primeiros meses do ano.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: