sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Pesquisa do IBGE revela que a fome no Brasil aumentou 43,7% em 5 anos

POR Ana Carolina Morais | 18/09/2020
Pesquisa do IBGE revela que a fome no Brasil aumentou 43,7% em 5 anos

Reprodução / BlogTapera

A

A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) apresentada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) anunciou que o número de pessoas que passam fome, diariamente, no Brasil aumentou 43,7% nos últimos cinco anos.

 

 

Foi revelado também que mais de um terço da população brasileira teve dificuldades para garantir alimentos no ano de 2017 e 2018, bem como neste mesmo biênio, 36,7% dos domicílios possuíam algum grau de insegurança alimentar – ou seja, 84,9 milhões de pessoas, dentro dos 207 milhões de habitantes no Brasil à época.

 

 

Entre este quantitativo de pessoas que viveram situação de insegurança alimentar nos anos 2017/18, 10,9 milhões residem em residências em que a restrição de alimentos é grave. Segundo o IBGE, isso “significa que houve ruptura nos padrões de alimentação resultante na falta de alimentos entre todos os moradores, incluindo, quando presentes, crianças”.

 

 

A melhor situação vivenciada pelo país no quesito fome foi em 2013, quando a insegurança alimentar estava presente em 22,6% das residências do território. Este cenário de menor gravidade foi modificado a partir do ano de 2015, quando a crise econômica começou a refletir na alimentação do cidadão brasileiro.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: