sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Período para solicitação de isenção da taxa do Enem começa hoje

POR Jornal Somos | 01/04/2019
Período para solicitação de isenção da taxa do Enem começa hoje

Inep

C

Começa nesta segunda feira (1º) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que atendem aos critérios de isenção podem solicitar o não pagamento na Página do Participante, na internet, até o dia 10 de abril. Este ano a taxa do exame custa R$ 85.

 

Os estudantes que ficaram isentos no ano passado e não compareceram para fazer a prova devem, no mesmo período, apresentar justificativa da ausência e solicitar novamente a isenção, caso desejem fazer as provas este ano.

 

Quem pode solicitar a isenção da taxa são os estudantes que cursam o último ano do ensino médio em 2019, em escola da rede pública, aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede particular, e aqueles com renda por pessoa igual ou menor a um salário mínimo e meio.

 

Também são isentos os estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, membros de família de baixa renda, com Número de Identificação Social, único e válido, renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

O pedido de isenção e a justificativa podem ser feitos, conforme o edital, a partir das 10h de hoje até às 23h59 do dia 10 de abril.

 

No dia 17 de abril o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar a lista, também no portal do Enem, daqueles cujo pedido foi aprovado.

 

Os participantes que não forem aprovados podem entrar com recurso do dia 22 até o dia 26, na Página do Participante. O resultado do recurso será divulgado no mesmo endereço, a partir do dia 2 de maio.

 

As inscrições para o Enem devem ser feitas do dia 6 de maio até o dia 17. Os participantes que tiveram suas isenções aprovadas ou não também devem fazer sua inscrição.

 

Este ano o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso terão 5 horas e 30 minutos.

 

No segundo dia os temas serão as ciências da natureza e a matemática. O prazo será de 5 horas.

 

Os gabaritos serão divulgados no Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o dia 13 de novembro. O resultado será divulgado, conforme o edital, em data a ser divulgada posteriormente.

 

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para obter financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: