sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Perícias médicas do INSS devem retornar nesta quinta-feira (17)

POR Ana Carolina Morais | 17/09/2020
Perícias médicas do INSS devem retornar nesta quinta-feira (17)

Reprodução / Correio 24 Horas

A

As perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão suspensas deverão ser retomadas hoje, quinta-feira (17), nas agências que passaram por inspeção do órgão. Essa afirmativa foi realizada, nesta quarta-feira (16), pelo presidente do Instituto, Leonardo Rolim Guimarães, junto à informação de que ao menos 151 agências em todo o Brasil já foram vistoriadas.

 

 

“A partir de amanhã, aquelas [agências] que passaram por inspeção hoje, já retomam o trabalho”, disse o presidente do INSS durante vistoria em uma das filiais do órgão. As inspeções iniciaram na terça (15) e foram finalizadas na quarta (16).

 

 

O atendimento presencial no INSS retornou na última segunda-feira (14), após cinco meses paralisado devido à pandemia de Covid-19. Apesar disso, o serviço de perícia médica, um dos principais, não voltou ao funcionamento por divergências entre o Instituto e os médicos peritos.

 

 

Os profissionais afirmam que as agências não foram adaptadas para que o serviço seja feito em segurança nesse período da pandemia. O INSS, por sua vez, diz que os médicos peritos estão reivindicando melhorias que não possuem relação com métodos de prevenção ao vírus.

 

 

Segundo o vice-presidente da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), Francisco Cardoso, não há como separar “problema relacionado à Covid-19” dos demais “problemas antigos”, uma vez que as agências possuem problemas de ventilação adequada, infraestrutura de higiene (como falta de pias, de sabão, de latas de lixo e de limpeza adequada), bem como não há segurança na entrada.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: