sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Pente fino no INSS: saiba se você será afetado!

POR Jornal Somos | 18/07/2019
Pente fino no INSS: saiba se você será afetado!
O

O INSS anunciou que pretende, nos próximos 18 meses, analisar até 3 milhões de benefícios que tenham indícios de fraude ou irregularidades. Esse “pente fino” começou na sexta feira (12) e espera zerar o estoque de benefícios pendentes.

 

Como funcionará?

A primeira etapa será para todas as aposentadorias, exceto as aposentadorias por invalidez e beneficiários de auxílio doença, que serão convocados futuramente.

 

Além disso, essa primeira etapa será administrativa, revisando conferências de dados, que pode ter acontecido algum erro do funcionário do INSS ou de comprovação, na hora de calcular o benefício.

 

Fui convocado! E agora?

As notificações de convocação serão feits pelo INSS nas próximas semanas, ou por caixa eletrônico, no saque do benefício, e, se necessário, por carta para o endereço de cadastro no órgão.

 

Aquele que for convocado tem até 30 dias (após a notificação) para apresentar uma defesa, com carteiras profissionais, carnês de contribuição, além de ter em mãos o processo administrativo com todos os detalhes sobre o benefício.

 

E depois?

Caso a defesa aponte a presença de alguma irregularidade, o benefício será suspenso. O beneficiário pode recorrer por meio do Meu INSS. O corte total do benefício será realizado gradativamente pelo órgão, caso o segurado não recorra ou que a fraude seja comprovada.

 

Além do pente fino, a revisão pretende acelerar os pedidos de aposentadoria, que estão demorando quase 6 meses para serem liberados.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: