quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: TV TEM
O Brasil se tornou o maior exportador de algodão do mundo, superando os Estados Unidos pela primeira vez na história.
O anúncio foi feito durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada durante o 21° Anea Cotton Dinner, conferência promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), em Comandatuba, na Bahia.
Durante o evento, as entidades do setor ressaltaram que o posto pode não se manter na próxima safra e os dois países devem se alternar entre as primeiras posições futuramente.
Antes, era previsto que o Brasil ultrapassasse os EUA em volume de exportação do setor somente em 2030, mas acabou sendo alcançada antes do encerramento do ano comercial de 2023/2024, disse a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
Segundo a entidade, o Brasil deve colher em torno de 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado (pluma) nesta safra. As exportações devem alcançar 2,6 milhões de toneladas. Cerca de 60% da produção já foi negociada.
Os maiores produtores de algodão no mundo são China e a Índia, seguidos pelos Estados Unidos, deixando o Brasil em quarto lugar no raking mundial, aponta a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, (FAO).
Veja a seguir o faturamento em 2023 de outros produtos em que o Brasil é o principal exportador mundial:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.