sexta-feira, 19 de abril de 2024

PEC DO VOTO IMPRESSO: sem votos suficientes, proposta é rejeitada no plenário da Câmara

POR Lu Soares | 11/08/2021
PEC DO VOTO IMPRESSO: sem votos suficientes, proposta é rejeitada no plenário da Câmara

Imagem: Reprodução de vídeo

A

A Câmara dos deputados barrou na noite de ontem (10), a Proposta de Emenda à Constituição 135/19 (PEC) que tratava do voto impresso.

 

 

Para ser aprovada, a PEC precisava de 308 votos favoráveis. Na ocasião, 229 deputados votaram a favor e 218, contra. Com esse resultado a Proposta de Emenda à Constituição foi arquivada.

 

 

A votação da noite de ontem encerra a discussão que ficou marcada pelos ataques do presidente Jair Bolsonaro a integrantes do Supremo Tribunal federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que agravaram a crise entre os Poderes.

 

 

Esta crise foi “apimentada” ontem pelo desfile de blindados das Forças Armadas em Brasília visto, até pela imprensa internacional, como uma tentativa de intimidação no dia da votação da PEC do voto impresso no plenário da Câmara dos deputados.

 

 

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) disse ter ouvido do presidente Bolsonaro o compromisso de que este respeitaria o resultado do plenário.

 

 

Com a decisão da Câmara, o texto será arquivado, e o formato atual de votação e apuração, por urna eletrônica, fica mantido nas eleições de 2022.

 

LEIA TAMBÉM: Entenda o que mudaria com a sua aprovação

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: